segunda-feira, 1 de setembro de 2008

São Pedro da União terá Telecentro Comunitário com acesso à Internet de alta velocidade.


O Ministério das Comunicações realizou solenidade em Alfenas, para a assinatura dos Termos de Doação de Telecentros Comunitários para municípios da região Sul do Estado de Minas Gerais. O ministro Hélio Costa e o Deputado Federal Odair Cunha estiveram na cidade. O evento aconteceu na sede do Alfenas Tênis Clube. Prefeitos de 135 cidades foram convidados para a assinatura do documento que formaliza a doação dos equipamentos. Segundo Odair Cunha, o mercado de trabalho, a educação e até a vida social, hoje, não podem prescindir da utilização da informática, por isso, levar o telecentro aos municípios é valorizar o cidadão, proporcionando-lhe mais condições de ter uma vida digna.
O Governo Federal, por intermédio do Ministério das Comunicações, está executando o maior programa de inclusão digital já realizado na América Latina. Diversas ações estão sendo desenvolvidas simultaneamente com o objetivo de ampliar o acesso às mais modernas tecnologias de informação e comunicação, especialmente pela população de baixa renda. Um exemplo é a instalação de Internet banda larga em todas as mais de 142 mil escolas públicas do país, meta que deverá ser atingida até o ano de 2010.
Outra importante medida é a disponibilização de telecentros comunitários, com acesso à Internet de alta velocidade, para todos os municípios brasileiros, com livre utilização pela comunidade. Em todo o país, cerca de 80% dos municípios já se cadastraram e estão aptos a assinar o Termo de Doação com o Ministério das Comunicações para receberem os equipamentos, cuja entrega começa já no mês de março. Em Minas Gerais, o percentual de municípios cadastrados chega a 85%.
“Nossa meta é que nenhum município fique fora desse programa. Por isso licitamos um número de kits suficiente para atender a todas as prefeituras brasileiras e continuamos recebendo inscrições”, enfatiza o ministro Hélio Costa. Os municípios que ainda não se inscreveram podem fazê-lo por meio da página do Ministério na Internet, no endereço www.mc.gov.br.
O kit que compõe cada Telecentro Comunitário é constituído de um servidor de informática; 10 computadores; 01 central de monitoramento com uma câmera de vídeo de segurança; um roteador wireless; 11 estabilizadores; uma impressora a laser; um projetor multimídia (data show); 21 cadeiras; uma mesa do professor; 11 mesas para computador; uma mesa para impressora; e um armário baixo.
Os telecentros serão conectados à internet de alta velocidade e contarão com os serviços de telefonia, via VoIP e IPTV, para permitir a veiculação de programas como a TV Escola, por exemplo.
Por meio de processo licitatório, na modalidade de pregão eletrônico, o Ministério das Comunicações investiu cerca de R$ 134 milhões de reais no programa que vai promover a inclusão digital em todos os municípios do Brasil.

Nenhum comentário: